Elismar Prado (deputado estadual sem partido), Arnaldo Silva (deputado estadual PR/MG)
Elismar Prado (deputado estadual sem partido), Arnaldo Silva (deputado estadual PR/MG)

Dia de Luta da Pessoa com Deficiência chama a atenção para a inclusão social

O dia 21 de setembro é marcado como o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 20% da população brasileira, ou seja, cerca de 45 milhões de pessoas, possuem algum tipo de deficiência. Desse total, apenas 0,84% tem algum vínculo empregatício no país, de acordo com dados do Ministério do Trabalho.

Para o deputado estadual Arnaldo Silva (PR), vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da ALMG, a data chama a atenção para a inclusão social. “Esse dia é importante para relembrarmos que ainda há muito o que se fazer para avançar na inclusão e acessibilidade destas pessoas, em diversos campos da sociedade e, principalmente, no mercado de trabalho”.

O Dia Nacional foi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005. A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições.

TRABALHO – Em Minas Gerais, existem cerca de 60 mil postos de trabalho para pessoas com deficiência. Somente a metade dessas vagas está preenchida. A justificativa dos setores envolvidos é a falta de qualificação dos candidatos.

O deputado Arnaldo já propôs ações integradas para unir todos os atores deste processo, como empresas, Estado e entidades do Terceiro Setor, na tentativa de conseguir a capacitação necessária para as pessoas com deficiência.

Arnaldo também sugeriu a criação de um cadastro dessas vagas de emprego para maior transparência do processo pela sociedade, além da realização permanente de Fóruns sobre a inclusão social e o mercado de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>